Notícias 13, Mai, 2019

Projeto MechSmart Forages distinguido com o Prémio ‘I&D’ que marca’

Promovido pela revista Vida Rural, no âmbito da 6ª edição do AGRO iN'19

O projeto MECHSMART FORAGES - Projeto de extensão rural no âmbito da apicação e demonstração de tecnologias de agricultura de precisão em sistemas de agricultura de conservação, foi distinguido com o prémio  ‘I&D’ que marca’ pela Revista Vida Rural, numa cerimónia que decorreu no dia 10 de abril, na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, no âmbito da 6ª edição do AGRO iN'19.

Num cenário de alterações climáticas, a necessidade de intensificação sustentável da produção de forragens para suporte dos sistemas extensivos de produção animal na região do Alentejo obriga a rever os tradicionais itinerários culturais com novas propostas de base tecnológica assentes na monitorização do solo, das culturas e do uso racional de fatores de produção.

O projeto MechSmart Forages é um projeto exploratório de transferência de tecnologia à escala da parcela nas áreas de Mecanização e Agricultura de Precisão, cujo campo experimental se situa na Herdade Experimental da Comenda, em Caia, Elvas.

Ao longo do período de duração do projeto tem-se como objetivo principal demonstrar uma visão integrada de diferentes tecnologias na produção de forragens em zonas marginais de regiões caracterizadas por clima Mediterrânico, nomeadamente o recurso a itinerários de sementeira direta, tecnologias sensoriais de análise de condutividade eléctrica e do teor de água no solo, deteção remota e mecanização para aplicação de fatores de produção a taxa variável.

Simultaneamente às ações de demonstração, pretendem-se estudar as interações dos resultados dos diferentes parâmetros avaliados segundo o padrão espacial e temporal em que decorrem os ensaios com vista à melhoria do processo de produção de forragens consociadas na ótica do trinómio agronomia – ambiente - energia.

Para levar por diante os objetivos a que se propõe, o projeto conta, além de uma equipa de investigadores multidisciplinar do Instituto Politécnico de Portalegre com o suporte técnico de um consórcio constituído por empresas locais e nacionais da especialidade das áreas de intervenção, designadamente: INIAV, ACR Mertolengos, Fertiprado, AgroInsider, Aletta E. de Beaufort, CNH Industrial Portugal, Lda,  APOSOLO, TPRO Technologies, Lda.

Página do projeto: https://sites.google.com/view/<wbr/>mechsmartforages/home